Apresentação
Medicina da Pessoa
   
Barbara Durão
Medicina da Pessoa
Psicologia Médica
Textos
Links
Sala de Leitura
Pesquisa
Notícias
Vida Sustentável

atualizado em:

© 2001 - 2008
Mamografia Gratuita
Instituto Ethos
Florestas do Futuro
Pegada Ecológica
Instituto Akatu
Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Guarabu

Desenvolvimento Sustentável

É o processo político-participativo que integra sustentabilidades econômica, ambiental, cultural, além das sustentabilidades coletivas e individuais, para o alcance e a manutenção da qualidade de vida, seja nos momentos de presença de recursos, ou quando há períodos de escassez, cujas perspectivas são a cooperação e a solidariedade, entre os povos e as gerações.

O indivíduo se considerado individualmente, ou seja, extraído de seu contexto, como qualquer animal vivo é insustentável. A sustentabilidade faz sentido apenas quando se considera todo o conjunto complexo onde este animal está inserido. Sendo o homem um representante do reino animal, não faz sentido falar de indivíduo sustentável a menos que se mapeie toda a sua atividade e influência no mundo. É inegável que o simples fato de alguém existir já gera algum impacto ambiental e social. Esse impacto pode ser maior ou menor, dependendo de suas decisões e ações como indivíduo.

Prestar serviços ou fabricar produtos que não degradem o meio ambiente, promovam a inclusão social e participem do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte, entre outras iniciativas, são diferenciais cada vez mais importantes na formação do indivíduo como cidadão e na construção de empresas responsáveis.

"Sustentabilidade é um posicionamento sério que cria hoje as condições de sobrevivência no amanhã."

Google
Para buscas rápidas neste site digite "site:psy.med.br + palavra-chave"
(ex.: site:psy.med.br + intersubjetividade).
 
8 Jeitos de Mudar o Mundo